Sebrae Rio disponibiliza Manual de Boas Práticas para Microempreendedores afetados por situações de Emergência e Calamidade Pública.

Segundo levantamento feito pelo Sebrae Rio, as cidades de Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti e o município do Rio de Janeiro possuem um grande número de microempreendedores individuais, empresas de pequeno porte e microempresas. Muitos empresários necessitam de orientação para retomar os negócios, uma vez que alguns deles podem ter perdido equipamentos de trabalho.
Por isso, o Sebrae Rio está disponibilizando o Manual de Boas Práticas para Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública, visando auxiliar os empresários nesse processo de recuperação. A analista de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Juliana Lohmann, destacou que o manual funciona de duas maneiras: oferecendo apoio direto aos empresários e abordando o poder público, que também impacta indiretamente os empresários.
O gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Tito Ryff, salientou a importância das autoridades públicas em mobilizar serviços para incentivar a retomada dos negócios prejudicados pelas fortes chuvas. O manual sugere medidas como a prorrogação do pagamento de impostos, alteração no calendário de pagamento de taxas, além de tratar de questões relacionadas ao Simples Nacional e obtenção de empréstimos bancários.
Ryff avaliou que a pronta recuperação econômica é fundamental para a manutenção do nível do emprego e da renda, contribuindo para a mitigação dos danos causados pelo desastre climático. O Sebrae Rio tem conversado com as prefeituras para que elas possam ter iniciativas de apoio direto aos pequenos empreendimentos que perderam equipamentos, visando trazer um pouco de fôlego a quem deseja rapidamente voltar a empreender.
É importante ressaltar que, em situações como essa, as pessoas jurídicas também são afetadas e, por isso, medidas de incentivo por parte do poder público são essenciais para a recuperação econômica desses empreendimentos. O Sebrae Rio está atuando de forma proativa para auxiliar os pequenos empreendedores nesse processo de recuperação, oferecendo orientações e sugestões para mitigar os impactos das chuvas nas atividades econômicas locais.