Campeonato Carioca 2024: Favoritos, participantes, regulamento e 1ª rodada da competição estadual de maior tradição no Brasil


O Campeonato Carioca de 2024 começa nessa quarta-feira (17/01) e promete muitas emoções. Doze equipes disputarão o título, incluindo os tradicionais Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama, e mais os times Audax, Bangu, Boavista, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa e Volta Redonda.
Favoritos
O atual bicampeão, Fluminense, aposta na manutenção do técnico Fernando Diniz e na base vencedora da Copa Libertadores da América do ano passado, com o acréscimo do experiente meio-campista Renato Augusto. Porém, o clube sofreu com a saída do zagueiro e capitão Nino para o Zenit-RUS.
Time-base: Fábio; Samuel Xavier, Marlon (Antônio Carlos), Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli (Alexsander) e Ganso (Renato Augusto); Jhon Arias, Keno (John Kennedy) e Germán Cano – Técnico: Fernando Diniz.
O Flamengo, sob comando de Tite e campeão em 2021, busca superar um 2023 sem títulos e a saída do ídolo Everton Ribeiro. No entanto, o time contratou o meia De La Cruz, um renomado jogador uruguaio.
Time-base: Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar (Allan), Gerson, De La Cruz e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro (Gabigol) – Técnico: Tite.
O Botafogo procura esquecer a frustração do campeonato brasileiro com a manutenção do técnico Tiago Nunes e algumas mudanças no elenco, incluindo a contratação dos atacantes Savarino e Jeffinho, que voltou ao clube após temporada no Lyon-FRA.
Time-base: Gatito Fernández (John); Lucas Halter, Danilo Barbosa e Alexander Barboza; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Eduardo e Marçal (Hugo); Savarino (Júnior Santos), Jeffinho (Victor Sá) e Tiquinho Soares – Técnico: Tiago Nunes.
Por fim, o Vasco da Gama almeja um 2024 melhor do que 2023, quando escapou do rebaixamento à Série B apenas na última rodada do Brasileirão. O clube aposta na experiência do técnico Ramón Díaz e na entrosamento de jogadores que chegaram ao clube no segundo semestre do ano passado.
Time-base: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), João Victor, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Paulinho, Praxedes (Marlon Gomes) e Payet; Adson (David) e Vegetti – Técnico: Ramón Díaz.
Outros times
Entre as equipes consideradas de menor expressão, Portuguesa, com o experiente centroavante Hernane Brocador, e Volta Redonda, com Felipe Maestro como treinador, são os que mais podem incomodar os grandes.
Regulamento
No 1º turno, conhecido como Taça Guanabara, os 12 times se enfrentam, com os 4 primeiros se classificando às semifinais e, subsequentemente, os vencedores disputando a final em 07/04.
Os times que terminarem a 1ª fase entre o 5º e 8º lugares disputarão a Taça Rio, que oferece uma vaga na Copa do Brasil de 2025.
O último colocado na Taça Guanabara será rebaixado à Série A2, a Segunda Divisão do Estadual.
1ª rodada
Advertisement