Carnaval promete aquecer setor de bares e restaurantes no Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, indica pesquisa da Abrasel

No entanto, em outras capitais com carnavais de rua animados, como Salvador e São Paulo, as expectativas de aumento de faturamento são um pouco menores, projetando um crescimento de até 10%. Mesmo assim, Solmucci considera o resultado excelente devido ao contexto do ano anterior, em que muitas cidades optaram por não realizar o carnaval devido à pandemia.
O presidente da Abrasel apontou que o crescimento do setor é impactado principalmente pela geração de empregos e pela renda disponível para consumo. Com quase 2 milhões de novos postos de trabalho, queda na inflação de alimentos e redução nas taxas de juros, o cenário é positivo para o setor de bares e restaurantes.
Em relação ao turismo, Solmucci mencionou que, apesar dos elevados preços das passagens aéreas, o tráfego de ônibus teve um aumento expressivo. Ele destacou que o turismo de ônibus quadruplicou em um ano, beneficiando-se da melhoria na qualidade dos ônibus. Além disso, o preço das passagens de ônibus interestaduais é mais acessível em comparação com as passagens aéreas em muitos casos.
O presidente da Abrasel ressaltou a importância do parcelamento no cartão de crédito para o setor, que não sofreu mudanças. Com isso, a expectativa do faturamento durante o carnaval é positiva e otimista. O dono do bar Braseiro Labuta, localizado no Rio de Janeiro, também aguarda o início dos eventos carnavalescos com entusiasmo, destacando a movimentação do setor hoteleiro e a expectativa de um carnaval cheio e movimentado.
No setor do comércio, o presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), Aldo Gonçalves, projetou um aquecimento nas vendas durante o verão e o carnaval. Ele destacou a coincidência da alta temporada turística com as férias escolares e o carnaval, impulsionando as vendas de produtos da estação, como moda praia, roupas femininas e infantis especializadas, acessórios para fantasias e souvenirs.
Portanto, as expectativas são positivas para o setor de bares, restaurantes e comércio durante o carnaval, com uma perspectiva de aumento no faturamento e movimentação econômica nas cidades mencionadas.