Projeto do novo Plano Nacional de Educação em debate na Comissão de Educação do Senado levanta questões essenciais para a educação brasileira

O projeto do novo Plano Nacional de Educação, de autoria do governo e identificado como PL 2614/2024, está em fase de tramitação na Câmara dos Deputados e já desperta discussões na Comissão de Educação (CE) do Senado. De acordo com as informações divulgadas, o novo PNE terá uma vigência de 10 anos, o que tem gerado debates e reflexões entre os membros da comissão.
Nesta segunda-feira (2), foi realizada a segunda audiência pública do ciclo de debates sobre o tema, com a participação de diversos convidados com expertise na área educacional. Dentre os principais tópicos abordados durante a reunião, destacam-se a preocupação com o percentual do Produto Interno Bruto que será destinado à educação, a necessidade de implantação do Sistema Nacional de Educação, a definição da responsabilidade pela execução das metas do plano e as questões relacionadas à carreira e remuneração do magistério.
O senador Flávio Arns, representante do PSB pelo estado do Paraná, foi responsável por presidir a audiência pública, que ocorreu de forma remota através de videoconferência. Durante o encontro, foram levantadas diversas questões pertinentes à melhoria da qualidade da educação no país e à eficácia das políticas públicas aplicadas nesse setor fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo.