DestaqueUOL

Acusada de fraude em esquema de visto EB-5, ré pode pegar até 32 anos de prisão, segundo promotoria







Artigo Jornalístico

A jornalista Patrícia Lélis está sendo acusada de cometer diversos crimes relacionados a esquemas de fraude financeira e roubo de identidade. De acordo com a acusação, Lélis teria convencido uma vítima a realizar dois pagamentos de US$ 135 mil, alegando que o dinheiro seria enviado a uma empresa de investimentos imobiliários no estado do Texas registrada no programa do visto EB-5.

No entanto, as investigações apontaram que a alegação era falsa, e que o dinheiro foi, na verdade, direcionado para a conta bancária pessoal de Lélis. Ela teria utilizado os fundos como entrada na compra de uma casa na cidade de Arlington, reforma de um banheiro e para quitar despesas pessoais, incluindo dívidas de cartão de crédito.

Conforme os autos do processo, Lélis solicitava adiantamentos financeiros dos clientes para iniciar o processo de obtenção de vistos, porém desviava o dinheiro para sua conta pessoal.

Além disso, ela teria convencido amigos a utilizar nomes falsos e a fingir serem advogados de empresas de investimento imobiliário no Texas. Também teria falsificado documentos para simular petições judiciais, utilizando indevidamente o nome de um advogado e tabelião, de acordo com as investigações.

No total, Lélis enfrenta acusações de três crimes: fraude financeira, transferência financeira ilegítima e roubo de identidade, totalizando 19 acusações. Em caso de condenação, ela poderá cumprir até 32 anos de prisão, segundo a acusação.

Outro lado

Procurada pelo UOL, Patrícia Lélis não retornou os contatos até a publicação desta reportagem.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo