Temporal causa caos no Rio de Janeiro: bairro de Anchieta registra maior volume de chuva desde 1997, afetando regiões da Zona Norte.


Uma das regiões mais impactadas pelo temporal que atingiu o Rio de Janeiro, nesta noite de sábado (13/01) e madrugada de domingo (14/01), o bairro de Anchieta, na Zona Norte da cidade, registrou o maior volume de chuva desde 1997, de acordo com a prefeitura. No total, foram 264,4 milímetros de chuva, o que equivale a 1 bilhão de litros de água em 24h.
Outros bairros, como Pavuna, Acari, Madureira e Irajá também tiveram grandes acumulados de chuva, o que afetou o funcionamento de estações de metrô, que precisaram ser fechadas nessas regiões.
Em Irajá choveu o aproximado de 209 mm/24h. A Avenida Brasil ficou alagada nesse trecho e precisou ser interditada nos dois sentidos. A Via só foi liberada por volta de 12h.
De acordo com o Alerta Rio, a chuva de apenas um dia foi 138,4% maior do que a média de todo o mês de janeiro.
Vinte e nove sirenes da Defesa Civil foram acionadas em 16 comunidades pelo risco de deslizamentos. Os moradores foram orientados a deixarem suas casas. No entanto, a prefeitura não informou se há desabrigados.
Uma base operacional da Prefeitura foi montada na Pavuna, na Zona Norte, para atender aos moradores.
Advertisement

Chuva histórica atinge o Rio de Janeiro
Na última noite de sábado (13/01) e madrugada de domingo (14/01), o Rio de Janeiro foi atingido por um temporal que trouxe consequências graves para a cidade. Uma das regiões mais impactadas foi o bairro de Anchieta, na Zona Norte, que registrou o maior volume de chuva desde 1997, de acordo com a prefeitura. Ao todo, foram 264,4 milímetros de chuva, o que equivale a 1 bilhão de litros de água em apenas 24 horas.
Além de Anchieta, outros bairros como Pavuna, Acari, Madureira e Irajá também enfrentaram grandes acumulados de chuva. O impacto da chuva afetou o funcionamento de estações de metrô e forçou o fechamento em algumas regiões.
Em Irajá, o volume de chuva atingiu aproximadamente 209 mm em 24 horas. A Avenida Brasil ficou alagada e precisou ser interditada nos dois sentidos, só sendo liberada por volta de 12h. Os transtornos causados pelo temporal foram agravados pelo fato de que a chuva de apenas um dia foi 138,4% maior do que a média de chuvas para todo o mês de janeiro, de acordo com o Alerta Rio.
A Defesa Civil acionou 29 sirenes em 16 comunidades devido ao risco de deslizamentos, e os moradores foram orientados a deixarem suas casas. Até o momento, a prefeitura não informou se há desabrigados.
Uma base operacional da Prefeitura foi montada na Pavuna, na Zona Norte, para atender aos moradores afetados pelo temporal. A cidade agora se mobiliza para lidar com os impactos causados por essa chuva histórica.