Prefeito do Rio decreta situação de emergência devido às chuvas e número de mortos sobe para nove na região metropolitana.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou situação de emergência no município devido aos danos e impactos provocados pelas chuvas. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial, na tarde deste domingo (14). A medida foi tomada após fortes chuvas atingirem a região metropolitana, resultando na morte de nove pessoas, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.
Os casos de mortes decorrentes das chuvas foram registrados em diversos pontos da região metropolitana. Em Ricardo de Albuquerque, um homem foi vítima de desabamento provocado por um deslizamento de terra, na madrugada deste domingo (14), na Rua Moraes Pinheiro. Em Acari, uma mulher foi encontrada morta na Rua Matura, possivelmente vítima de afogamento. Em Comendador Soares, próximo à Passarela da Rua Bernardino de Melo, outra vítima masculina adulta foi resgatada sem vida pelos militares, com sinais de afogamento.
Além disso, em Nova Iguaçu, uma mulher foi resgatada morta em um rio próximo à Rua General Rondon e um homem também morreu por afogamento na Rua Patrícia Cristina, em Vila São Luís. Em São João de Meriti, um homem foi vítima de descarga elétrica na Rua Neuza e outro de afogamento na Rua Pinto Duarte. Também houve confirmação de óbito de um homem na Rua Parecis, em Belford Roxo. Em Duque de Caxias, um homem foi vítima de descarga elétrica na Rua Marquês de Paranaguá.
Além dos casos de morte, o Corpo de Bombeiros continua as buscas por uma vítima feminina adulta que teria desaparecido após a queda de um veículo no Rio Botas, na altura da Rua Doze, no bairro Andrade Araújo, na noite de sábado (13). A corporação já atendeu mais de 200 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o território fluminense, incluindo resgates de pessoas, inundações, alagamentos, cortes de árvores, desabamentos e deslizamentos.
Diante da gravidade da situação, o prefeito Eduardo Paes decretou situação de emergência no município do Rio de Janeiro, o que permitirá a mobilização de recursos para ações de resposta e reconstrução dos danos causados pelas chuvas. As equipes de resgate e salvamento seguem trabalhando intensamente para atender às vítimas e minimizar os impactos das fortes chuvas na região. A população também é orientada a seguir as recomendações das autoridades e a evitar áreas de risco durante períodos de tempestades.