
Deslizamento de terra deixa 18 mortos e 30 presos na Colômbia
Pelo menos 18 pessoas morreram nesta sexta-feira (12) e cerca de 30 estão presas após um deslizamento de terra em uma comunidade indígena no noroeste da Colômbia, informou uma autoridade do governo do departamento de Chocó à AFP.
Segundo a funcionária, vários deslizamentos de terra fecharam a estrada que vai da cidade de Medellín a Quibdó.
“Muitas pessoas” saíram de seus veículos e “se abrigaram em uma casa” perto do município de Carmen de Atrato, “mas infelizmente veio um deslizamento de terra e a sepultou”, afirmou.
A tragédia aconteceu em meio a fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias, causando diversos deslizamentos de terra e dificultando o acesso a diversas áreas.
As equipes de resgate estão trabalhando incansavelmente para encontrar e resgatar as pessoas presas nos escombros. A situação é delicada e a esperança é que mais vidas possam ser salvas.
Além disso, as autoridades locais estão mobilizando esforços para prestar assistência às famílias afetadas, fornecendo abrigo, alimentos e apoio médico necessário.
Desastres naturais como esse destacam a vulnerabilidade das comunidades em regiões propensas a deslizamentos de terra e a importância de investir em medidas de prevenção e mitigação de riscos.
Aguardamos mais informações sobre as causas do deslizamento e quais medidas serão tomadas para evitar novas tragédias como essa no futuro.