Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo: evento histórico celebra luta e diversidade com programação ampliada e novidades.

Neste ano, a Parada está repleta de novidades. Além da tradicional Feira Cultural da Diversidade, que será realizada no Memorial da América Latina, foi inaugurada a Corrida do Orgulho LGBT+ no Parque Villa-Lobos, para competir com Nova York. A organização também lançará um edital de apoio às pequenas paradas de outras cidades brasileiras.
Embora seja uma festa animada, a Parada sempre teve um caráter político, defendendo os direitos da comunidade LGBT+. Neste ano de eleições municipais, a temática escolhida é Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo. A organização está cobrando a aprovação de leis em defesa dos direitos LGBT+ que estão estagnadas no Congresso Nacional.
Nelson Matias Pereira, presidente da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, enfatizou a importância da mobilização contínua do evento ao longo dos anos. O tema deste ano destaca a necessidade de votar consciente para garantir direitos para a população LGBT+.
A Parada também lançou um abaixo-assinado online para pressionar o Congresso a criar e aprovar leis que apoiem as pessoas LGBT+. A organização Mães pela Diversidade marcará presença no evento, vestindo as cores da bandeira nacional em seus abadás em vez do arco-íris, promovendo a mensagem de inclusão e acolhimento.
A programação da Parada inclui atrações musicais como Pabllo Vittar, Sandra de Sá, Banda UÓ e Ludmillah Anjos. A cantora Glória Groove celebrará dois casamentos de casais homoafetivos durante o evento. A Parada acontecerá no dia 2 de junho, na Avenida Paulista, com um novo trajeto devido às obras do metrô.
Além disso, a Parada terá ações de sustentabilidade em parceria com a prefeitura, incluindo ecopontos ao longo da Avenida Paulista e plantio de árvores para compensar as emissões de CO2. Com uma programação diversificada e engajada, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo promete ser um evento memorável e repleto de significado para a comunidade LGBT+.