DestaqueUOL

Amor que transcende tensões entre Taiwan e China: a história do casal millennial Willy e Louis




Reportagem sobre um Casal Homosexual de Taiwan e China

Um Casal de Taiwan e China em Meio à Eleição da Ilha

Em muitos aspectos, Willy e Louis são um casal millennial típico: conheceram-se por meio de um aplicativo de relacionamento, preocupam-se com o trabalho, adoram música pop e tentam viajar ou ver amigos no fim de semana.

Mas o que este casal tem de singular é que Willy, originário de Taiwan, e Louis, da China, vivem uma história de amor que transcende as tensões entre os seus respectivos países. Taiwnan iniciou no sábado suas eleições presidenciais, que serão decisivas nas relações com a China. Em Shenzhen, na China, Louis expressa seu desejo para a eleição: “Paz”. Ele diz que ambos esperam uma vida conveniente e desejam relações melhoradas entre ambos os lados do estreito de Taiwan, independentemente do resultado das eleições.

Willy, 40, e Louis, 37, se conheceram há cerca de nove anos em Vancouver, no Canadá. O casamento ocorreu no Canadá, em 2022, e se mudaram para Shenzhen no ano passado. Enfrentaram obstáculos familiares devido à desaprovação de suas famílias sobre sua sexualidade. Louis relata que seus pais nunca pensaram em aceitar a homossexualidade, mas visitando o Canadá, mudaram sua visão sobre o assunto. Por outro lado, Taiwan está na vanguarda do movimento de direitos LGBTQIA+ na Ásia, tendo legalizado a união homoafetiva em 2019, ao contrário da China que ainda lida com estigmas e discriminação.

Mesmo assim, Willy e Louis conseguiram avançar como um casal em Shenzhen, fazendo amigos de confiança. Ambos desejam mais oportunidades de viagens entre os dois territórios, paralisadas desde que as relações entre Pequim e Taipé caíram para o pior nível em décadas. Longe da crescente pressão militar de Pequim sobre a ilha, o relacionamento de Willy e Louis exala harmonia e paz. “Nunca tivemos uma grande briga em quase nove anos”, contam eles.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo