Leetra da UFSCar lança jogo digital Kawã na Terra dos Indígenas Maraguá para práticas de alfabetização interdisciplinares.

Liderado pela pesquisadora Maria Silvia Cintra Martins, professora sênior do Departamento de Letras da UFSCar, o Leetra, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), realiza pesquisas e estudos de línguas e literaturas indígenas, além do letramento e comunicação interculturais. Através da recriação de lendas indígenas no formato de jogos digitais, o laboratório busca promover a cultura e as tradições dos povos indígenas.
A escolha das temáticas indígena e ambiental se deu pelo forte interesse que esses assuntos despertam nas crianças, além de ser previsto pela Lei 11.648/08 o trabalho com as culturas indígenas e afro-brasileiras em todo o território nacional. A pesquisadora Maria Silvia Cintra Martins cita a ausência de materiais específicos para a abordagem dessas temáticas por parte dos professores como um dos motivos que a levou a desenvolver esses jogos.
O jogo Kawã na Terra dos Indígenas Maraguá apresenta elementos da cultura tradicional maraguá e das histórias de assombração cultivadas pelos indígenas, além de elementos da luta política em defesa de suas terras. Os jogadores têm a oportunidade de vivenciar rituais importantes da cultura maraguá, como o ritual do Wakaripé, que marca a transição da infância para a vida adulta, e o ritual mais desafiador do Gualipãg, que credencia o indivíduo a se tornar caçador-guerreiro-chefe.
A pesquisa bibliográfica realizada pela pesquisadora teve como base o livro “Aventuras do Menino Kawã” do escritor maraguá Elias Yaguakãg. Além disso, Maria Silvia Cintra Martins utilizou a literatura maraguá, incluindo trabalhos de escritores e escritoras indígenas como Elias Yaguakãg, Lia Minapoty, Roni Wasiry Guará, Uziel Guaynê e Yaguarê Yamã, como referência para a criação do jogo.
O jogo digital Kawã na Terra dos Indígenas Maraguá já está disponível para acesso online, contribuindo para a promoção da cultura maraguá e o incentivo ao letramento interdisciplinar para alunos e professores das escolas de educação infantil e ensino fundamental I.