Congresso Nacional retira grades de segurança em medida para aumentar acesso do povo brasileiro ao prédio

Retirada das grades do Congresso Nacional
As grades que cercavam o Congresso desde 8 de janeiro de 2023 foram retiradas na tarde desta terça-feira (9). As barreiras estavam entre as medidas para aumentar a segurança e o rigor no acesso das pessoas ao prédio do Congresso após a invasão da sede, em janeiro do ano passado. A decisão foi anunciada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante o ato Democracia Inabalada, na segunda (8). “É chegada a hora de abrir o Congresso Nacional para o povo brasileiro”, disse.
Após mais de um ano desde a invasão do Congresso Nacional, as grades que cercavam o prédio foram finalmente retiradas, restabelecendo o acesso gratuito ao público. A medida foi anunciada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante o ato Democracia Inabalada, que reuniu autoridades políticas e civis para debater a importância da participação popular na vida política do país.
As grades haviam sido instaladas como parte de um conjunto de medidas de segurança adotadas após a invasão da sede do Congresso no ano passado. A retirada das barreiras simboliza uma abertura do Congresso Nacional para o povo brasileiro, segundo as palavras do presidente do Senado. O ato Democracia Inabalada, que marcou o momento da retirada das grades, reforçou o compromisso das instituições em promover a democracia e a transparência no país.
Com a retirada das grades, o acesso ao Congresso Nacional fica mais livre e democrático, permitindo que os cidadãos brasileiros participem mais ativamente do processo político. Essa decisão marca um novo capítulo na história do Congresso e reforça a importância da participação cívica na vida democrática do Brasil.