Agência BrasilDestaque

Operação Rota 163: PF desarticula grupo ligado ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Paraguai

Hoje, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Rota 163 com o objetivo de desarticular um grupo ligado ao tráfico internacional de drogas. As atividades do grupo se concentravam nas proximidades da fronteira com o Paraguai, especialmente nas cidades de Ponta Porã e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

A ação da PF está em pleno andamento, com a execução de dois mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão e sequestro de bens e valores nas cidades alvo. As medidas foram determinadas pela 1ª Vara Federal Criminal de Guaíra, no Paraná. A PF também revelou que membros da organização já estão presos tanto no Brasil quanto no Uruguai.

Segundo informações da polícia, as investigações tiveram início em janeiro de 2023, quando duas integrantes do grupo criminoso foram detidas por transportar aproximadamente 30 quilos de pasta-base de cocaína, que estava oculta no tanque de combustível e proveniente do Paraguai. O transporte ocorreu na BR-163, no município de Quatro Pontes, no Paraná. A Polícia Federal afirmou que a droga estava entrando principalmente do Paraguai pela região de Ponta Porã.

Além disso, os investigadores descobriram que o grupo utilizava uma rede de transportadores, fornecedores e compradores para distribuir drogas em diversas regiões do Brasil, como Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Caso as suspeitas sejam confirmadas, os envolvidos responderão por crimes como tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, entre outros. As penas, somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

A PF informou que continuará com as investigações até que todos os integrantes do grupo criminoso sejam identificados. A operação demonstra o compromisso do órgão em combater as atividades ilícitas, especialmente ligadas ao tráfico de drogas, e em garantir a segurança e a ordem pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo