Brasileiro Lucas Moraes vence etapa do Rali Dakar e se torna primeiro brasileiro a triunfar na prova em 36 anos.

A vitória emocionou o piloto que, ao descer do carro, desabou em lágrimas. Ele dedicou o triunfo à filha de quatro anos, que estava internada com meningite. “No começo, a condição dela nos assustou. Foi difícil, como pai, ficar aqui, mas os médicos disseram que tudo correria bem. Agora ela já está bem melhor e a previsão é de que amanhã já saia do hospital e vai pra casa. É, então, um dia duplamente feliz”, disse emocionado.
Com a vitória, Moraes subiu do oitavo para o quarto lugar na classificação geral da prova, que é liderada pela dupla Yazeed Al-Rajhi (Arábia Saudita)/Timo Gottschalk (Alemanha). O Rali Dakar começou no dia 6 de janeiro e vai até o dia 19 de janeiro.
O piloto destacou a dificuldade da prova, ressaltando a importância de preservar o carro e os pneus. Ele enfatizou que o Rali Dakar é extremamente duro com o carro e os pneus, e que poupar pneus e carro é uma das estratégias fundamentais para obter um bom desempenho na corrida.
Essa não é a primeira vez que Lucas Moraes se destaca no Rali Dakar. Em 2023, ele terminou em terceiro lugar na competição, demonstrando sua habilidade e consistência ao longo das etapas. A vitória na etapa desta segunda-feira reforça a presença do Brasil no cenário mundial do automobilismo off-road e representa um marco histórico para o esporte nacional.