DestaqueUOL

Problemas de orientação ameaçam missão lunar do módulo de pouso Peregrine após lançamento histórico do foguete Vulcan






Notícia: Módulo de pouso Peregrine é lançado com problemas de orientação

Módulo de pouso Peregrine é lançado com problemas de orientação

O módulo de pouso Peregrine, fabricado pela Astrobotic, foi lançado às 2h18 do horário local no Cabo Canaveral (4h18 em Brasília). É o primeiro voo do Vulcan, um poderoso foguete que passou por uma década de desenvolvimento pela United Launch Alliance (ULA), uma joint venture entre Boeing e Lockheed. Mas o módulo não conseguiu entrar em sua orientação correta, virado para o sol, horas depois de fazer um bem-sucedido contato com as equipes em Terra e ativar seu sistema de propulsão, afirmou a Astrobotic em comunicado.

“A equipe acredita que a provável causa da instável orientação para o sol é uma anomalia da propulsão que, se for verdade, ameaça a habilidade da espaçonave de realizar um pouso na lua”, afirmou a empresa.

Se a Astrobotic conseguir consertar do problema e continuar a missão, a Peregrine marcará o primeiro pouso dos Estados Unidos na lua desde o último da Apollo, em 1972, além do primeiro pouso lunar de uma empresa privada na história, um feito que se provou difícil nos últimos anos.

“Este é o momento pelo qual esperamos há 16 anos”, afirmou o CEO da Astrobotic, John Thornton, depois do lançamento do módulo. Aplausos foram ouvidos na sala de controle, onde a Peregrine se soltou de seu estágio propulsor, colocando a nave – que tem o tamanho de um carrinho de golfe – em direção à lua.

A missão é a mais recente da nova corrida espacial lunar entre países e empresas, na qual cientistas esperam explorar minerais contendo água, podendo assim sustentar missões de longo prazo com astronautas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo