DestaqueUOL

Exército norte-coreano dispara mais de 60 projéteis perto da ilha sul-coreana de Yeonpyeong em novo ataque



Conflito na fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul

O Exército norte-coreano disparou mais de 60 projéteis perto da ilha sul-coreana de Yeonpyeong neste sábado (6), disse o Exército de Seul, um dia depois de Pyongyang lançar projéteis de artilharia na mesma região.

“As forças norte-coreanas dispararam mais de 60 projéteis da área noroeste da ilha de Yeonpyeong hoje, entre 16h e 17h (4h e 5h no horário de Brasília)”, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul em um comunicado, alertando à Coreia do Norte que ponha fim às suas ações.

Na sexta-feira, a Coreia do Norte disparou mais de 200 projéteis de artilharia perto de Yeonpyeong e Bangnyeong, duas ilhas sul-coreanas pouco povoadas localizadas perto de uma fronteira marítima entre os dois países.

Este recente conflito na fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul tem causado tensão na região, gerando preocupação internacional.

Os líderes mundiais condenaram as ações da Coreia do Norte e pediram um cessar-fogo imediato para evitar uma escalada ainda maior do conflito na península coreana.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou profunda preocupação com a situação e instou as partes envolvidas a buscar uma solução pacífica por meio do diálogo e da diplomacia.

Enquanto isso, os Estados Unidos, principal aliado da Coreia do Sul, reforçaram seu compromisso de segurança com o país e afirmaram estar prontos para apoiar medidas que visem a defesa da região contra possíveis agressões do regime norte-coreano.

A população sul-coreana, por sua vez, tem vivido momentos de apreensão e incerteza diante da proximidade dos confrontos na região, que ameaçam a estabilidade e a segurança do país.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo