
Por Ruma Paul e Sudipto Ganguly
DACA (Reuters) – Cabines eleitorais foram incendiadas em Bangladesh na véspera das eleições gerais do país, marcadas para este domingo, e quatro pessoas — incluindo duas crianças — morreram em um incêndio em um trem, que o governo diz ter sido criminoso e com o intuito de minar os valores democráticos.
O incêndio ocorreu por volta das 21 horas de sexta-feira (horário local) e espalhou-se por quatro compartimentos do Benapole Express, que seguia para a capital, Daca.
No dia anterior às eleições gerais em Bangladesh, o país enfrentou sérios distúrbios com a ocorrência de incêndios criminosos em cabines eleitorais e um trem, resultando em quatro mortes, incluindo duas crianças. O governo classificou os incidentes como tentativas de minar os valores democráticos do país.
De acordo com as informações da agência Reuters, as cabines eleitorais foram incendiadas e um incêndio devastador em um trem tirou a vida de quatro pessoas, em um ato criminoso que ocorreu por volta das 21 horas de sexta-feira, horário local. O fogo se espalhou por quatro compartimentos do Benapole Express, que fazia a rota para a capital, Daca.
Os incêndios provocaram preocupação e indignação na população de Bangladesh, às vésperas das eleições gerais. A suspeita de que os incêndios foram resultados de ações criminosas com o intuito de minar os valores democráticos do país gerou uma atmosfera de intranquilidade entre os cidadãos, além de levantar questionamentos sobre a segurança e a estabilidade política em Bangladesh.
Com a proximidade das eleições, a tensão no país atinge níveis preocupantes, com a população temendo a ocorrência de mais incidentes violentos que possam impactar o processo democrático. A queima de cabines eleitorais e o incêndio no trem são eventos lamentáveis que reforçam a necessidade de uma atuação efetiva das autoridades para garantir a segurança e o cumprimento democrático do processo eleitoral em Bangladesh.
Diante desse contexto, as autoridades têm o desafio de garantir a segurança dos cidadãos e a regularidade do processo eleitoral, evitando que atos violentos interfiram no exercício democrático da população de Bangladesh. É fundamental que investigações rigorosas sejam realizadas para identificar os responsáveis pelos incêndios e tomar medidas concretas para evitar novos episódios de violência que possam comprometer a integridade das eleições gerais no país.