Feira Cultural da Diversidade LGBT+ de São Paulo inicia sua 23ª edição com mais de 200 expositores no Memorial da América Latina.

Uma das principais atrações da feira foi o lançamento do novo sistema de disponibilização das profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Através de máquinas dispensadoras automáticas, os interessados poderão ter acesso às profilaxias de forma mais rápida e eficiente, otimizando a logística e reduzindo o tempo de espera.
Além disso, a secretaria ofereceu testagens rápidas de HIV, diagnóstico para sífilis, distribuição de preservativos e gel lubrificante, e disponibilizou um espaço imersivo de Realidade Virtual com experiências de temáticas LGBT+.
Na próxima semana, no domingo (2), está prevista a realização da Parada do Orgulho LGBT+ na Avenida Paulista, que adotou como tema “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo. Vote Consciente por Direitos da População LGBT+”. A organização do evento também pedirá para que o público resgate as cores da bandeira nacional, em uma manifestação contra o uso dessas cores por movimentos da extrema-direita.
A drag queen Dindry Buck, em entrevista à Agência Brasil, ressaltou a importância do evento como um movimento de conquista de direitos para a comunidade LGBT+, enfatizando a necessidade de aliados na luta por igualdade. Diversos outros eventos estão programados para o feriado prolongado de Corpus Christi em São Paulo, como a Marcha do Orgulho Trans e a Corrida do Orgulho LGBT+.
Para mais informações sobre a programação da Parada do Orgulho LGBT+ e demais eventos, acesse o site oficial do evento em https://paradasp.org.br/.