DestaqueUOL

Governador Carlos Massa assina decreto para promoção de 622 policiais penais no Paraná, valorizando profissionais do sistema prisional.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior valoriza profissionais da Polícia Penal do Paraná

Nesta segunda-feira (5), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou o Decreto 6954/2024, autorizando a promoção de 622 policiais penais do Estado. Essa medida representa a valorização de quase um em cada quatro servidores da Polícia Penal do Paraná, que conta atualmente com um total de 2,5 mil pessoas em seu quadro.

Essa ação terá um impacto estimado de R$ 879 mil por mês na folha de pagamento da corporação, com previsão de inclusão na folha de agosto. Com essa promoção, o governador busca reconhecer e valorizar os profissionais que atuam no sistema prisional do Estado, promovendo a ressocialização das pessoas privadas de liberdade no Paraná.

Essas promoções beneficiam servidores ativos que atendem aos critérios para a promoção definidos pela Lei Complementar 245/22, que regulamentou a carreira ao instituir o Quadro Próprio da Polícia Penal do Estado do Paraná.

No total, foram autorizadas promoções de 622 policiais penais, distribuídas da seguinte maneira: 21 para a classe XII, 38 para a classe XI, 70 para a classe X, 26 para a classe IX, 173 para a classe VII, 204 para a classe VI, 11 para a classe V, 7 para a classe IV, 9 para a classe III, 34 para a classe II e 28 para a classe I.

O Deppen foi criado em 2021, com a promulgação da Emenda Constitucional nº 50, que equiparou a Polícia Penal às demais forças policiais do Estado. Essa reformulação na carreira trouxe mudanças fundamentais, estabelecendo níveis de carreira e disciplina, que resultaram na criação do Quadro Próprio da Polícia Penal e da Função Privativa-Policial, exclusivos para os policiais penais.

Além disso, a gestão das carceragens passou definitivamente para a Polícia Penal, que agora é responsável pela fiscalização, controle e segurança das unidades prisionais do Estado.

Essa valorização e reconhecimento dos policiais penais representam o compromisso do governo do Paraná com a segurança e a ressocialização no sistema prisional do Estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo