Mais de 2 mil policiais militares farão segurança em evento do dia 8 de janeiro em Brasília, mesmo sem identificação de ameaças

A estratégia de segurança para a Esplanada no próximo 8 de janeiro foi definida em uma reunião realizada na quinta-feira (8) entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Governo do Distrito Federal, que assinaram um protocolo de ações de segurança no Palácio do Buriti, sede do GDF, localizada em Brasília.
O ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, afirmou que até o momento não há informações que gerem preocupações maiores em relação à segurança do evento. Ele destacou que todas as providências estão sendo tomadas para garantir um dia 8 de celebração democrática histórica no Brasil e ressaltou que a reação da sociedade e dos Poderes após os eventos de 8 de janeiro de 2023 foi muito forte, estabelecendo um limite claro para possíveis ações semelhantes.
O documento assinado pelos governos federal e do DF define o planejamento e as prioridades de atuação de cada órgão, como efetivo policial e organização do trânsito, com foco no evento alusivo à data que ocorrerá no Senado.
Além dos 2 mil agentes da Polícia Militar do DF que serão mobilizados, o plano de segurança prevê o emprego de 250 agentes da Força Nacional, que ficarão de prontidão no Ministério da Justiça. A Esplanada ficará fechada no dia 8 na altura da Avenida José Sarney, que é a pista anterior à Alameda dos Estados, próxima ao Congresso Nacional.
Celina Leão, governadora em exercício do Distrito Federal, garantiu que, mesmo sem ameaças detectadas, haverá agentes suficientes para qualquer situação, proporcionando um dia de tranquilidade e monitoramento no Distrito Federal.
O evento marcado para o próximo dia 8 de janeiro no Congresso Nacional é uma proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contará com a presença dos presidentes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de governadores, parlamentares, representantes da sociedade civil e ministros e representantes dos tribunais de Justiça e assembleias legislativas.
O responsável pela segurança na Esplanada dos Ministérios na próxima segunda-feira (8) será o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Alencar, que afirmou que o planejamento da segurança para o evento vem sendo desenvolvido desde o final do ano passado. O Ministério da Justiça e Segurança Pública também fez a entrega de 20 viaturas, armamentos, fardas, drones e outros equipamentos para as forças de segurança do Distrito Federal no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), um investimento total de R$ 3,6 milhões.