
Dez dicas de nutrição respaldadas pela ciência para 2023
Como repórter de saúde que tem acompanhado as notícias sobre nutrição há décadas, já vi muitas tendências que fizeram sucesso e depois desapareceram. Lembra-se do olestra (uma gordura artificial que combina componentes naturais vegetais), da dieta paleolítica e do suco de aipo?
Ao observar o suficiente de modismos alimentares virem e irem embora, você percebe que a orientação nutricional mais valiosa é construída em décadas de pesquisa, na qual os cientistas analisaram uma questão por várias perspectivas e chegaram a algo como um consenso.
Aqui estão dez dicas respaldadas pela ciência para te acompanhar no ano novo.
1 – A dieta mediterrânea realmente é tão boa para você
Décadas de pesquisa apoiam a dieta mediterrânea —que é centrada em frutas e vegetais, grãos integrais, legumes, azeite de oliva, nozes, ervas e especiarias— como uma das maneiras mais saudáveis de se alimentar. Seus benefícios para a saúde do coração são numerosos, e ela tem sido associada a um menor risco de diabetes tipo 2, declínio cognitivo e certos tipos de câncer.
2 – Beber café de estômago vazio é ok
Algumas pessoas podem ter azia, mas não há evidências de que beber café de estômago vazio possa danificar sua mucosa gástrica ou prejudicar seu sistema digestivo, dizem os especialistas. E há motivos para se sentir bem com sua bebida matinal: beber café tem sido associado a uma vida mais longa e a um menor risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
10 – É desafiador separar mitos nutricionais de fatos
Os mitos sobre nutrição tendem a persistir na cultura americana e em nossas mentes, nos deixando confusos e, às vezes, até ansiosos em relação às nossas decisões alimentares.
Este artigo foi originalmente publicado no The New York Times.