
O Verão Maior Paraná 2023/2024 começou oficialmente no dia 16 de dezembro e, desde então, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) já realizou 664 resgates no Litoral do Estado. Isso significa que, em média, aproximadamente 37 pessoas foram retiradas do mar diariamente em situação de dificuldade. Além disso, outros 75 banhistas precisaram ser socorridos por estarem se afogando e infelizmente três deles faleceram – todos estavam em locais sem a presença de postos de guarda-vidas.
O comandante do 8º Grupamento do CBMPR, responsável pelo Litoral, major Fabrício Frazatto dos Santos, ressaltou a importância de buscar trechos da praia protegidos por guarda-vidas para evitar tragédias, já que nenhum dos óbitos ocorreu em locais com postos de guarda-vidas.
-LEIA MAIS: Helicóptero que caiu em Capitólio é retirado da água
Os trechos da orla monitorados com postos fixos de guarda-vidas são sinalizados por duas bandeiras bicolores e dentro dessas áreas demarcadas, são indicados os níveis de risco com bandeiras verdes, amarelas ou vermelhas, de acordo com as condições do mar e do terreno. Também foram realizadas 3.433 vezes ações de sinalização, incluindo a colocação de placas de perigo.
Nos pontos sem postos permanentes de guarda-vidas, a fiscalização é feita por meio de rondas e são colocadas bandeiras pretas. Nestes locais, o socorro pode levar mais tempo do que o ideal, aumentando o risco de consequências mais graves em caso de incidentes.
Além dos resgates, os bombeiros já realizaram 70.774 orientações a veranistas, informando os melhores locais de banho e as medidas de segurança, em praias lotadas como está sendo o caso no Paraná nesta temporada.
O major Frazatto destacou que houve um aumento significativo de salvamentos e advertências em relação à temporada anterior, o que demonstra que houve uma quantidade muito maior de pessoas presentes nesses locais aquáticos e que elas se colocaram em risco mais do que nas temporadas passadas.
Para dar conta do aumento da demanda de serviço, o Corpo de Bombeiros tem no Litoral quase 800 pessoas voltadas para o atendimento emergencial e também para as ações informativas e preventivas.
Outra parte do trabalho preventivo é a preocupação com as crianças, que podem acabar se perdendo dos pais. Nesse sentido, foram distribuídas 6.273 pulseiras de identificação em toda a orla.
A atenção dos pais, no entanto, é fundamental, como ressaltou o comandante do 8º GB.
ÁGUA-VIVA – Também foram contabilizados 884 incidentes com água-viva ao longo desse período.
Em caso de emergências, a população tem à disposição 96 postos de guarda-vidas nas regiões de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes e Ilha do Mel.
O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Mais detalhes sobre a programação podem ser consultados no site www.verao.pr.gov.br.