DestaqueUOL

Justiça da Bolívia determina substituição de líder opositor preso há um ano, governo afirma que não vai acatar decisão.





Justiça da Bolívia determina substituição de líder opositor preso

Justiça da Bolívia determina substituição de líder opositor preso

Por: [nome do jornalista]

A Justiça da Bolívia determinou que o líder opositor Luis Fernando Camacho, preso há um ano por um processo relacionado à queda de Evo Morales em 2019, seja substituído pelo seu vice no comando do departamento de Santa Cruz, de acordo com uma decisão divulgada nesta terça-feira (2).

O governo, ainda sob Camacho apesar de sua prisão, anunciou que não acatará a decisão.

O Tribunal Constitucional do país decidiu que “o vice-governador [Mario Aguilera deve] assumir imediatamente a suplência temporária no cargo de Governador do Governo Autônomo Departamental de Santa Cruz” enquanto “dure o impredimento do governador titular”, em uma sentença com data de 29 de dezembro, mas divulgada nesta terça.

“O governador não está impedido de exercer o cargo”, afirmou o assessor jurídico do governo, Efraín Suárez, argumentando que, de acordo com a lei local, a prisão preventiva não é motivo para substituição do governador.

A decisão é “um golpe à democracia e um golpe ao voto do povo cruceño”, acrescentou Suárez, referindo-se aos habitantes de Santa Cruz, um dos departamentos com maior PIB do país.

Camacho não se pronunciou sobre a determinação da Justiça.




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo