DestaqueUOL

Distrito Muriqui: o lado popular de Mangaratiba na Costa Verde do Rio de Janeiro.




Poção de Muriqui: atrativo turístico ou problemático para Mangaratiba?

Poção de Muriqui: atrativo turístico ou problemático para Mangaratiba?

O empresário Michel Ribeiro, aos 30 anos, concretizou o sonho de morar em Vila Muriqui, no município de Mangaratiba, Rio de Janeiro, depois de ter passado um carnaval na região e prometido a si mesmo que um dia voltaria para ficar.

Morando no distrito, Ribeiro trabalha em um restaurante à beira do Poção de Muriqui, um destino turístico famoso por ser frequentado pelas camadas populares do estado. O curso d’água tem início no encontro de três cachoeiras da cidade e deságua na praia de Muriqui, criando um cenário que, em dias de chuva, atrai turistas e comerciantes locais. Com baixa profundidade, o poção se transformou em uma atração popular, com paredes estruturadas, bares e restaurantes ao redor.

Apesar de movimentado em temporadas de calor, o local não é querido por todos os habitantes do município. Alguns moradores expressaram descontentamento sobre a presença de visitantes “porcos sem educação” e a lotação de “farofeiros”. No entanto, para o comércio local e os frequentadores, o poção é um ponto de encontro popular com vida noturna movimentada. Vanessa Oliveira, proprietária do chalé do Zazu, a 100 metros do Poção, destaca que o distrito é frequentado por moradores da Baixada Fluminense em busca de diversão mais acessível.

Mas o local necessita de cuidados e reparos, de acordo com moradores como Tiago Barros. Eles reclamam da falta de manutenção, como corrimões enferrujados e sugerem a realização de mais eventos no espaço. A prefeitura, por sua vez, afirmou que o Poção recebe manutenções periódicas, mas sofre influência de causas naturais e até mesmo vandalismo por parte de alguns frequentadores.

Mangaratiba, que possuía 36.456 habitantes em 2010, pulou para 41.220 em 2022, com muitas casas ocupadas apenas ocasionalmente por famílias da zona oeste do Rio e da baixada fluminense. Apesar das críticas e elogios, o Poção de Muriqui continua atraindo visitantes e moradores locais, mas a discussão sobre seu papel na vida do município segue em pauta.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo