Agência BrasilDestaque

Início da exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e EUA no Brasil adiado para 10 de janeiro

A partir do dia 10 de janeiro, turistas do Canadá, Austrália e Estados Unidos precisarão de visto para entrar no Brasil. A medida, que inicialmente estava programada para entrar em vigor em 1º de outubro de 2023, foi prorrogada pelo governo brasileiro. Segundo o Ministério do Turismo, a exigência leva em consideração a data de chegada em solo brasileiro, o que significa que turistas dos três países que chegarem até o dia 9 de janeiro estão isentos da necessidade do visto.

Anteriormente, a exigência de visto era válida para turistas japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos, mas foi prorrogada após um acordo Brasil-Japão estabelecer a isenção recíproca de vistos para estadas de curta duração, de até 90 dias. O Ministério do Turismo esclareceu que foi necessário ajustar o processo licitatório para a contratação da empresa que fornecerá o serviço de vistos eletrônicos para os três países. O novo decreto será publicado assim que a tramitação for finalizada.

Além disso, o governo brasileiro reiterou o interesse em negociar acordos de isenção de vistos com as três nações, com base nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados. A medida visa facilitar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil e fortalecer as relações de turismo entre os países.

Com a exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e Estados Unidos, o governo espera que haja um aumento no controle e na segurança das fronteiras, além de promover um turismo mais organizado e responsável. A medida também pode gerar impactos econômicos positivos, uma vez que os turistas estrangeiros serão mais bem orientados e informados sobre os requisitos para visitar o Brasil.

A expectativa é que a nova exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e Estados Unidos contribua para o fortalecimento do turismo no Brasil, promovendo o país como um destino seguro e atraente para visitantes internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo