DestaqueUOL

Rússia bombardeia Kharkiv com mísseis e drones em escalada de conflito com a Ucrânia, provocando dezenas de feridos.




Rússia bombardeia Kharkiv, no leste da Ucrânia, com mísseis e drones

No último domingo (31), autoridades ucranianas afirmaram que a Rússia bombardeou Kharkiv, no leste da Ucrânia, com mísseis e drones, em retaliação a um suposto ataque aéreo realizado pela Ucrânia na cidade russa de Belgorod, que resultou na morte de pelo menos 24 pessoas. Segundo o governador regional Oleh Syniehubov, na primeira onda de ataques da Rússia, pelo menos seis mísseis atingiram Kharkiv, ferindo mais de 28 pessoas e danificando prédios residenciais, hotéis e instalações médicas.

Os confrontos entre os dois países têm se intensificado, com a Rússia realizando seu maior ataque aéreo dos últimos 22 meses de guerra na Ucrânia na última sexta-feira, matando cerca de 40 civis. Entre os feridos em Kharkiv, estão dois meninos de 14 e 16 anos, além de um conselheiro de segurança de uma equipe de jornalistas alemães. Em uma nova onda de ataques, diversos drones russos atingiram prédios residenciais no centro da cidade, causando incêndios, de acordo com o prefeito Ihor Terekhov.

Apesar disso, Terekhov afirmou que a população local não se intimidará: “Na véspera de Ano Novo, os russos querem intimidar nossa cidade, mas não temos medo – somos inquebráveis e invencíveis!”

A Força Aérea da Ucrânia informou que derrubou 21 dos 49 drones lançados pela Rússia, a maioria deles direcionados para Kharkiv, Kherson, Mikolaiv e Zaporíjia. Já as autoridades russas alegam que seus ataques visaram instalações militares na cidade ucraniana, incluindo um hotel que abrigava comandantes militares e “mercenários estrangeiros”.

Belgorod, cidade fronteiriça russa, também foi alvo de ataques e bombardeios ao longo do ano, supostamente atribuídos à Ucrânia. O presidente dos EUA, Joe Biden, ao ser questionado se falará com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, após os recentes ataques da Rússia na Ucrânia, afirmou: “Eu falo com ele regularmente”.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo