
Rainha Margrethe II abdicará do trono da Dinamarca após 52 anos de reinado
No último domingo, a rainha Margrethe II da Dinamarca surpreendeu o mundo ao anunciar sua abdicação em 14 de janeiro, após 52 anos de reinado. A monarca, de 83 anos, deixará o seu lugar no trono para o seu filho mais velho, o príncipe herdeiro Frederik. O anúncio foi feito durante o discurso anual de Ano Novo da rainha, que explicou que a cirurgia nas costas pela qual passou em fevereiro a fez refletir sobre a necessidade de seguir em frente.
Desde que assumiu o trono em 1972, Margrethe II tornou-se a monarca mais longeva da Europa, após a morte de Elizabeth II, em setembro de 2022. Seu reinado foi marcado por períodos de grande transformação na Dinamarca e ela sempre foi muito respeitada por seu povo e por líderes de todo o mundo.
Ao longo de suas cinco décadas como rainha, Margrethe II participou ativamente da vida política e social do país, sendo uma figura de grande influência. Sua abdicação, portanto, representa o fim de uma era na Dinamarca e o início de uma nova fase com o príncipe herdeiro Frederik no trono.
A transição de poder está marcada para o dia 14 de janeiro, quando a rainha Margrethe II formalmente cederá o trono ao seu filho. A cerimônia promete marcar um momento histórico para o país e atrairá os olhares do mundo inteiro.
Ao anunciar sua decisão, a rainha agradeceu o apoio e o carinho do povo dinamarquês e expressou confiança no futuro do país sob o reinado de Frederik. A mudança no trono é um evento de grande importância para a Dinamarca e para a comunidade internacional, que observará atentamente os desdobramentos dessa transição.