DestaqueUOL

Ministério das Cidades anuncia investimento de mais de 2.900 ônibus elétricos e sustentáveis para 2024 visando melhorar transporte público.






Ministério das Cidades investirá na renovação da frota de transporte público

Ministério das Cidades investirá na renovação da frota de transporte público a partir de 2024

O Ministério das Cidades anunciou que irá investir na renovação da frota de transporte público coletivo a partir de 2024, com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). De acordo com o anúncio, entrarão em circulação no próximo ano 2.927 novos ônibus elétricos no país, um grande aumento em relação aos atuais 444 em operação.

Essa iniciativa visa seguir o exemplo do Chile, que atualmente tem a maior frota de ônibus urbano elétrico na América Latina, com 2.043 veículos em operação. O ministro Jader Filho destacou a importância deste investimento, afirmando que a renovação da frota contribuirá para a redução de CO2 e para a melhoria da qualidade do ar nas cidades.

Além dos ônibus elétricos, também com recursos do PAC, a pasta irá colocar em circulação no próximo ano 2.685 ônibus a diesel, 406 ônibus a biodiesel, 127 ônibus a gás e 106 ônibus híbridos. O objetivo é diversificar a frota e buscar alternativas mais sustentáveis para o transporte público, visando a diminuição da poluição e a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

O Ministério das Cidades ainda ressaltou que está em busca de outras formas de financiamento para aumentar o número de veículos sustentáveis em circulação, mostrando um compromisso contínuo com a modernização e melhoria do transporte público no país.

Com essa iniciativa, o ministério espera que a qualidade do serviço de transporte público possa ser aprimorada, trazendo benefícios tanto para a população quanto para o meio ambiente. A renovação da frota de ônibus é vista como um passo importante rumo a um transporte mais sustentável e eficiente no Brasil.

Este artigo foi escrito por um dos nossos jornalistas. Gostou do conteúdo? Assine nosso jornal para ter acesso a mais notícias como esta!


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo