Agência BrasilDestaque

Inscrições para vagas em universidades públicas abrem em janeiro de 2024, com resultadios publicados no final do mês.

Entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2024, os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão a oportunidade de concorrer a 264.254 vagas em 127 instituições públicas de ensino superior, seja para o primeiro ou segundo semestre de 2024. Essas vagas serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é o principal portão de entrada para o ensino superior gratuito no Brasil.

O Ministério da Educação divulgou as datas e informações sobre o processo seletivo, que prevê o resultado a ser divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. Já a matrícula dos selecionados deverá ser realizada entre os dias 1º e 7 de fevereiro de 2024.

Uma das novidades dessa edição do Sisu é que o processo de inscrição terá apenas uma etapa, contemplando a oferta de vagas para cursos com início previsto das aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024. O ingresso no segundo semestre levará em consideração as vagas disponíveis e a ordem de classificação dos candidatos.

Além disso, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, uma vez que isso dependerá da classificação no curso. A seleção do candidato será o que definirá o início do seu curso, seja no primeiro ou segundo semestre, de acordo com o edital específico de cada instituição de ensino superior.

Para participar do processo seletivo do Sisu, o candidato precisa ter participado da edição de 2023 do Enem e não ter zerado a prova de redação. Aqueles que participaram do exame apenas como treineiros não poderão concorrer às vagas pelo Sisu.

O edital prevê, ainda, a possibilidade de o candidato se inscrever em até duas opções de vaga. Todos os candidatos deverão se inscrever primeiramente na modalidade de ampla concorrência e, em seguida, haverá a reserva de vagas oferecidas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.

Uma outra novidade é que a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de ensino superior participantes, para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Portanto, os interessados devem ficar atentos às datas e condições para participar do processo seletivo do Sisu, que poderá garantir o ingresso em uma instituição de ensino superior pública no ano de 2024. As inscrições serão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo