Rio de Janeiro prevê 20 eventos em 2024 que podem injetar R$ 572 milhões na economia da cidade, diz levantamento do Visit Rio Convention Bureau

O ponto de partida será o réveillon de 2024, que ampliará as celebrações para novos pontos da cidade. A programação incluirá 12 palcos espalhados pelo Rio, com apresentações de artistas como Ludmilla, Luísa Sonza e Jorge Aragão. Segundo pesquisa do Visit Rio, a rede hoteleira estima uma média de ocupação de 85% dos quartos entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro.
Além do réveillon, a cidade receberá uma série de eventos que prometem atrair turistas e movimentar a economia. A Marina da Glória sediará o Universo Spanta, um evento com diversos estilos e ritmos da música brasileira. Outros destaques incluem o Tattoo Week, Claro Verão Rio, JOTA 25, Vivo na Praia e o 1º Wanna Be Tour, um festival inédito que apresentará uma seleção de artistas nacionais e internacionais que marcaram o rock nos anos 2000.
Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio, ressalta a importância da diversidade de eventos para fortalecer o Rio como um polo de atividades culturais e de entretenimento, contribuindo para a dinamização econômica da cidade. Ele destaca que a diversificação da programação cultural desempenha um papel fundamental na atração de turistas, sendo que o Rio de Janeiro é o destino preferido dos viajantes em 2024, de acordo com pesquisas da plataforma de hospedagem Airbnb e do instituto de pesquisas online Qualibest.
A temporada também promete movimentar o Píer Mauá, com a expectativa de uma média de 57 mil visitantes circulando pelo local entre 17 e 31 de dezembro. Estão programadas 13 atracações distribuídas em nove navios, incluindo três de origem internacional, o que reforça a importância do Rio como um destino turístico internacional.
O Visit Rio Convention Bureau, entidade responsável pela realização do levantamento, é uma fundação privada sem fins lucrativos, cuja missão é estimular o fluxo e permanência de turistas na cidade, além de atrair a realização de congressos e eventos de natureza técnica, científica, cultural e esportiva, tanto nacionais quanto internacionais. Com isso, busca também promover o desenvolvimento da economia local através do crescimento dos negócios de seus associados no setor de turismo da cidade.