Receita Federal paga lote residual de restituição do Imposto de Renda para mais de 244 mil contribuintes nesta quinta-feira (28)

Os beneficiados com prioridade incluem 4.314 idosos acima de 80 anos, 39.830 idosos entre 60 e 79 anos, 4.945 contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstias graves, 8.831 cuja principal fonte de renda é o magistério e 93.584 contribuintes que optaram por receber a restituição via PIX ou utilizaram a Declaração Pré-preenchida. Além disso, 92.972 contribuintes não prioritários também serão contemplados.
O pagamento da restituição será realizado na conta bancária indicada pelo contribuinte em sua Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por meio de chave PIX. No caso de impossibilidade de crédito, os valores estarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Caso o cidadão não resgate o valor dentro do prazo estipulado, poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou requerê-lo pelo Portal e-CAC da Receita Federal. Para verificar a disponibilidade da restituição, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet e consultar a situação da declaração.
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo aos contribuintes consultar diretamente as informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
É importante ressaltar que as informações sobre o pagamento e acesso às restituições são fornecidas pela Receita Federal, visando orientar os contribuintes e garantir que o processo ocorra de forma transparente e eficiente. A priorização no pagamento das restituições busca contemplar os grupos mais vulneráveis e assegurar que recebam o benefício de forma ágil e segura.