Agência BrasilDestaque

Brasil gera 130.097 empregos formais em novembro e acumula 1.914.467 no ano, aponta Novo Caged

Segundo divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Brasil teve um saldo positivo de 130.097 postos de trabalho com carteira assinada no mês anterior. Os dados do Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, indicam que, em novembro, foram registradas 1.866.752 admissões e 1.736.655 demissões.

No acumulado do ano, o país gerou 1.914.467 postos de trabalho. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram o saldo de empregos no acumulado de 2023. O setor de serviços foi o que apresentou o maior crescimento no emprego formal, com um saldo de 1.067.218 postos de trabalho.

O secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, destacou a positividade do resultado, considerando as dificuldades esperadas no mercado de trabalho. Ele ressaltou a elevada taxa de juros como um dos obstáculos enfrentados, mas apontou para as medidas econômicas complementares apresentadas pelo Ministério da Fazenda e os investimentos públicos como estímulos para o aumento de vagas de trabalho.

Para o próximo ano, a expectativa é que haja não só um aumento de empregos formais, mas também de renda. O aumento do salário mínimo também é projetado como um impacto positivo na economia e na geração de mais oportunidades.

O setor de serviços foi o que mais contribuiu para a geração de empregos formais, juntamente com o comércio. No entanto, a indústria e a construção civil apresentaram queda no emprego formal. O governo espera que reduções na taxa de juros e investimentos, incluindo o Programa de Aceleração do Crescimento, possam impulsionar a geração de empregos no país.

Em relação à demografia do mercado de trabalho, o saldo positivo foi registrado tanto para mulheres quanto para homens, além do aumento de vagas para pessoas com deficiência e diversos grupos étnicos.

Esses resultados apontam para um cenário positivo no mercado de trabalho, com expectativas de crescimento e geração de oportunidades para diversos setores da economia. A perspectiva para o próximo ano é de um cenário favorável, com potencial para impactos positivos tanto na quantidade de empregos quanto na melhoria das condições salariais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo