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Reclamações de usuários de planos de saúde crescem quase 50% em 2023, aponta ANS

As reclamações dos usuários de planos de saúde tiveram um aumento significativo de 49,7% nos primeiros dez meses de 2023. Os números foram divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e apontam para uma insatisfação cada vez maior por parte dos beneficiários. De acordo com a agência reguladora, o número de reclamações assistenciais e não assistenciais em 2023 superou os três anos anteriores em todos os meses do ano e atingiu o pico em agosto, com 36.799 notificações de usuários dos planos de saúde. As reclamações referentes à assistência dos planos representaram 82,7% das notificações registradas pela ANS até outubro.

Os dados revelam também a insatisfação dos usuários por meio do Índice Geral de Reclamações, que aumenta conforme a insatisfação dos beneficiários. Segundo a ANS, os planos de assistência médica tiveram 55,1 reclamações para cada 100 mil beneficiários, representando um crescimento considerável em relação aos anos anteriores. Enquanto isso, os planos exclusivamente odontológicos mantiveram uma média de 1,3 reclamação para a mesma quantidade de beneficiários nos primeiros 10 meses de 2023.

O Boletim Panorama – Saúde Suplementar da ANS revela que os planos de saúde tinham 50,9 milhões de usuários de assistência médica e 32,2 milhões de clientes de planos exclusivamente odontológicos em outubro de 2023, representando um aumento de 1,9% em relação ao mesmo período de 2022. Entretanto, apenas os planos coletivos empresariais apresentaram crescimento positivo (3,57%), enquanto os planos individuais e coletivos por adesão registraram variação negativa.

Além disso, a ANS informa que, nos últimos cinco anos, cerca de 1,6% das mais de 11 milhões de internações anuais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreram em pacientes cobertos por planos privados de saúde com assistência médica. Por outro lado, os atendimentos ambulatoriais somaram, em média, 26,6 milhões de procedimentos anuais no SUS, dos quais 4,3% foram prestados a beneficiários de planos de saúde.

Esses números alarmantes demonstram a crescente insatisfação e preocupação dos beneficiários de planos de saúde, o que evidencia a necessidade de medidas que garantam a qualidade e eficiência na prestação de serviços pelos planos de saúde no país.

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