DestaqueUOL

Criança palestina em situação precária clama pelo fim da guerra e por reencontro com a família em Gaza sitiada por Israel.




Guerra em Gaza: famílias sofrem com conflito

Guerra em Gaza: famílias sofrem com conflito

Com a guerra em Gaza ainda em curso, muitas famílias estão sofrendo as consequências do conflito. Nassem, um dos afetados, expressou seu medo de morrer antes de poder ver sua família e parentes. Ligado a uma máquina de diálise, ele clama pelo fim da guerra para que possam voltar às suas casas e retomar suas vidas normais. Segundo ele, não vê sua mãe há semanas.

Seu vizinho, Adel Haniyeh, ao ver a situação de Nassem, decidiu cuidar dele enquanto viajava para o sul da Faixa de Gaza com seus próprios filhos. Ele relata que o pai do garoto foi preso em um posto de controle do Exército israelense.

A situação do garoto é grave, exigindo alimentação especial, segundo Adel, que afirma que eles estão dormindo em uma mesquita e se locomovendo diariamente em carroças de burros para conseguir o tratamento necessário. O Crescente Vermelho palestino também reporta que os bombardeios israelenses prejudicaram a passagem de ambulâncias e outros veículos de emergência nas principais vias do enclave.

Desde o dia 7 de outubro, quando o Hamas invadiu o sul de Israel, matando 1.200 pessoas e tomando 240 reféns, Israel cercou a Faixa de Gaza e destruiu boa parte de seu território. O governo do enclave, controlado pelo Hamas, estima que mais de 20.400 pessoas já morreram devido à campanha militar israelense, e acredita que outras milhares estejam mortas sob os escombros.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo