Ciclone extratropical deve atingir Rio Grande do Sul com chuvas intensas e rajadas de vento de até 100 km/h

Para a segunda-feira, a previsão é de que a convergência de umidade associada ao processo de formação do ciclone e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios de sul resultem em áreas de instabilidade sobre grande parte da Região Sul. Essa condição climática traz previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo.
O Inmet alerta que os ventos diretamente associados ao ciclone e à variação de pressão atmosférica devem intensificar as rajadas de vento, podendo chegar a 80 km/h a 100 km/h, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda-feira e a manhã de terça-feira (26).
Ao longo da terça-feira, o ciclone deve ganhar ainda mais força, no entanto, em alto-mar. Com isso, a previsão é de tempo ventoso na faixa leste de toda a Região Sul e nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas. O sol deve predominar em toda a Região Sul, e as temperaturas entram em declínio nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste.
Portanto, é importante que a população esteja atenta e tome as precauções necessárias diante das condições climáticas adversas previstas para os próximos dias, seguindo as orientações dos órgãos oficiais de meteorologia e proteção civil. A segurança e o bem-estar da população devem ser prioridade diante do impacto potencial desse ciclone extratropical.