Fiocruz lança novo painel de visualização de dados sobre dengue, revelando aumento no número de genomas sequenciados no Brasil.

Com a possibilidade de análise de dados individualizados de todos os estados e regiões do país, o Dashboard de Dengue apresenta detalhes sobre a quantidade de genomas amostrados e sequenciados ao longo de mais de cinco décadas de circulação do vírus da dengue. Segundo Tiago Gräf, virologista do Instituto Carlos Chagas e coordenador do projeto, o aumento do número de genomas gerados de dengue desde 2020 chama atenção, refletindo o avanço da capacidade de sequenciamento de unidades e da vigilância genômica.
Apesar de alguns estados apresentarem decréscimo no número de casos de dengue, o virologista alerta que a situação ainda é preocupante, especialmente devido aos números elevados de casos no país. Com mais de 6,3 milhões de casos prováveis de dengue, o Brasil lidera o ranking de países com maior número de notificações da doença em 2024, seguido pela Argentina, Paraguai e Peru.
Assim como o painel de dados sobre o coronavírus pandêmico Sars-CoV-2 disponível no site da Fiocruz desde o início da pandemia de covid-19, o Dashboard de Dengue conta com informações em português, inglês e espanhol. Além disso, a frequência de circulação de sorotipos também é apresentada com base nos resultados laboratoriais disponibilizados pelo Ministério da Saúde. A atualização dos dados será feita quinzenalmente, permitindo o acompanhamento do comportamento do vírus.
Para Lourdes Oliveira, vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, as informações fornecidas pelo painel subsidiarão a compreensão dos cenários epidemiológicos da dengue, auxiliando na adequação das políticas públicas e na resposta às emergências em saúde pública.
Com a instauração do Dashboard de Dengue, a Fiocruz reforça seu compromisso com a disponibilização de dados relevantes para o enfrentamento de epidemias e emergências epidemiológicas, incentivando a utilização de informações precisas para o desenvolvimento de estratégias eficazes de combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.