DestaqueUOL

Estudo mostra que a maioria das mulheres ganha peso inadequadamente na gestação, o que pode ser prejudicial ao bebê.




Artigo Jornalístico

Um novo estudo publicado recentemente no British Medical Journal revelou que a maioria das mulheres de países de renda média e baixa ganha peso de forma inadequada durante a gestação. A revisão de estudos analisou dados de 24 países, incluindo o Brasil, e constatou que 78% das gestantes ganharam peso de maneira incorreta. Desse total, 55% ganharam menos peso do que o recomendado, enquanto 23% ganharam peso em excesso. Ambas as situações podem acarretar problemas para o bebê em formação.

De acordo com o estudo, a maioria das mulheres (64%) iniciou a gravidez com peso normal. No entanto, 20% delas estavam com sobrepeso ou obesidade, e 15,6% estavam abaixo do peso adequado. O ginecologista Mariano Tamura, do Hospital Israelita Albert Einstein, comentou que o percentual de gestantes que ganham peso de maneira inadequada surpreende, pois representa a grande maioria da população de grávidas.

O estudo compilou 53 pesquisas realizadas na África, América Latina, Caribe e sudeste asiático, totalizando 118.207 participantes. A falta de acesso a alimentos de qualidade, orientação e monitoramento incorretos foram apontados como alguns dos motivos para o ganho de peso inadequado na gestação.

Um dos estudos brasileiros revisados, conduzido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com 173 gestantes, revelou que 41% tiveram um ganho insuficiente de peso, enquanto 22% ganharam peso em excesso. Segundo Mariano Tamura, diversos fatores podem influenciar o desenvolvimento do bebê, como imaturidade de órgãos e desajustes metabólicos ao nascer, além de dificuldades no parto.

Além disso, o ganho de peso inadequado durante a gestação pode aumentar o risco de parto prematuro, fetos pequenos para a idade gestacional e baixo peso ao nascer. O excesso de peso, por outro lado, está associado a nascimentos antes do tempo e bebês muito grandes, além do risco de complicações para a gestante, como hipertensão e diabetes gestacional.

Em geral, o ganho de peso recomendado varia de acordo com o estado nutricional da gestante. De acordo com o ginecologista Mariano Tamura, grávidas abaixo do peso devem ganhar entre 12,5 e 18 quilos, enquanto as que possuem peso ideal devem ganhar entre 11,6 e 16 quilos. Já as gestantes acima do peso devem ganhar entre 7 e 11 quilos, e as obesas, entre 5 e 9 quilos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo