Agência BrasilDestaque

Petrobras vende participação nos campos de Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos, para a Enauta Energia por US$ 35 milhões

A Petrobras assinou, na última quinta-feira (21), os contratos de cessão de sua participação nos campos de Uruguá e Tambaú, situados em águas profundas no pós-sal da Bacia de Santos. A Enauta Energia foi a compradora dos ativos, e possui em suas atividades principais a operação do campo de Atlanta, em Santos, e uma participação de 45% em Manati, na Bahia.

A transação resultará em um ganho de até US$ 35 milhões para a Petrobras, provenientes da venda de sua total participação nos dois campos. De acordo com informações, os campos estão localizados entre 140 e 160 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em lâminas d’água que variam de 1.000 a 1.500 metros de profundidade.

Antes da transação, a produção diária dos dois campos, dos quais a Petrobras detinha 100% de participação, era de 5,4 mil barris de óleo e 353 mil metros cúbicos de gás. Esse volume representa menos de 1% da produção da estatal na Bacia de Santos. A Petrobras alegou que a decisão de vender os campos faz parte de um processo contínuo de avaliação de seus ativos e estratégias da companhia.

Em nota, a empresa afirmou: “A transferência dos ativos para um novo operador representa uma alternativa ao seu descomissionamento, com perspectiva de extensão de sua vida produtiva, ao mesmo tempo em que possibilita à Petrobras direcionar os investimentos no segmento de E&P [exploração e produção] em ativos mais aderentes à estratégia da companhia, que envolve entre outros a descarbonização crescente das operações”.

Com essa transação, a Enauta Energia assume a exploração e produção nos campos de Uruguá e Tambaú, ao passo que a Petrobras consegue concentrar seus esforços de investimento em ativos alinhados à estratégia da companhia. Essa movimentação faz parte de um contexto mais amplo de reestruturação e reposicionamento da estatal no mercado de exploração e produção de petróleo e gás.

A assinatura dos contratos de cessão e a venda de participação nos campos de Uruguá e Tambaú representam um importante passo para a Petrobras no cumprimento de sua estratégia de focar em ativos mais alinhados com seu plano de negócios e direcionar seus investimentos para áreas com maior potencial de retorno. A transação também reforça a presença e operações da Enauta Energia no mercado de exploração e produção de petróleo, consolidando sua atuação no segmento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo