
Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo:
Maratonar
A comédia familiar existe basicamente desde que se começou a fazer televisão, nos anos 1940. É uma boa ideia: quase todo mundo tem família, natural ou escolhida, e é um jeito fácil de justificar porque um grupo de pessoas passaria muito tempo junto, sempre nos mesmos lugares.
Como as duas últimas semanas do ano costumam envolver muito tempo em família, selecionei cinco sitcoms para ajudar a preparar o leitor para as festas com os parentes, ou quem sabe para deixar a TV ligada enquanto prepara a ceia.
A newsletter faz uma breve pausa para o Ano-Novo e retorna em janeiro. Boas festas!
“One Day at a Time”
Começo por esta nova versão da série de mesmo nome, de 1975, porque a original foi criada por Norman Lear, um dos maiores autores da televisão americana, cujas obras foram altamente influentes e têm seu impacto sobre as demais séries desta lista e deste gênero.
Neste revival de 2017, coproduzido por Lear, mas comandado por Gloria Calderón Kellett e Mike Royce, a série acompanha a história de uma mãe solteira logo após o seu divórcio, como na versão original.
Netflix, três temporadas, 39 episódios. (Uma quarta temporada foi produzida fora da Netflix, mas não está disponível no Brasil).
“A Grande Família”
Literalmente um remake de um remake de uma série de Norman Lear, “Tudo em Família” (que, por sua vez, é um remake, mas isso não vem ao caso).
Globoplay, 14 temporadas, 485 episódios.
“Os Upshaws”
Apesar de ser uma produção original da Netflix de 2021, a série tem um formato bem tradicional, com risadas enlatadas e algumas piadas pouco originais, mas isso não importa num formato como este, feito de repetições.
Netflix, quatro temporadas, 32 episódios.
“Everybody Loves Raymond”
Cansado de sitcoms familiares com crianças precoces recitando diálogos mal decorados e sem entonação? Tenho a série certa para você.
Prime Video, nove temporadas, 210 episódios.
“Família Dinossauros”
Uma série que pega todas as características principais de uma sitcom sobre uma família de classe média e coloca dinossauros em todos os papéis.
Disney+, quatro temporadas, 65 episódios.
O que está chegando
“Percy Jackson e os Olimpianos”
Disney+. Dois episódios já estão disponíveis, os seis seguintes irão ao ar às quartas.
“Maestro”
Netflix, 131 min.
“BTS Monuments: Beyond The Star”
Disney+. Dois episódios estão no ar, os demais estreiam dois a dois às quartas.
“Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo”
Estreia nesta sexta (22) na Netflix, 134 min.
“Saltburn”
Prime Video, 131 min.
“What If…?”
Disney+; um novo episódio por dia, desta sexta (22) ao dia 30.
Veja antes que seja tarde
“Assassinato no Expresso Oriente”
Deixa a Mubi no dia 31.dez, 128 min.