Agência BrasilDestaque

Lula celebra Natal dos Catadores e anuncia acordos de cooperação para fortalecer a categoria.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (22), da celebração do 20° Natal dos Catadores, Catadoras e População em Situação de Rua, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Este evento, que já ocorre há 20 anos, marca uma tradição do ex-presidente, que desde 2003 comemora o fim de ano dos catadores de materiais recicláveis. Esta é a 17ª participação presencial de Lula no evento.

Lula também participou do encerramento da décima edição da Expocatadores, evento que começou na quarta-feira (20) e reuniu mais de 2 mil catadores de materiais recicláveis das 27 unidades da federação.

Durante seu discurso, o presidente analisou o primeiro ano de seu terceiro mandato, destacando que foi um ano de muito trabalho, mas de muita colheita. Ele ressaltou que foi necessário fazer a transformação para fazer o Brasil voltar à normalidade, além de cuidar das pessoas, das mulheres, dos homens e das crianças. Lula destacou também que 2023 foi o ano de recuperar o país, “arar a terra, adubar, colocar a semente, cobri-la com a terra e regar. Tudo que a gente sonhar vai brotar”.

Neste evento, o presidente relembrou a volta do programa Pró-Catador, criado por ele, extinto no governo anterior, e recriado, em fevereiro deste ano, com o novo nome: Programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular. “Quero que vocês deixem de ser invisíveis”, afirmou Lula.

No entanto, apesar dos avanços, a catadora Neli Medeiros, de Minas Gerais, avaliou que ainda existem muitos desafios a serem superados, destacando que “Temos muitos companheiros, não só nas ruas, mas nos lixões precisando de infraestrutura e cuidado. Em 2024, que as coisas realmente aconteçam para nós, catadores”, afirmou Medeiros.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, também esteve presente no evento e assinou acordos de cooperação para atender às reivindicações do Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Estes acordos envolvem bancos públicos para a promoção de capacitação, formação e assessoramento das redes de catadores, apoio à aquisição de equipamentos, maquinário e veículos, além da modernização da infraestrutura física.

O governo federal formalizou ainda a cessão de um terreno da União de área de 2,5 mil metros quadrados para a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Cerrado, como parte da política de democratização do patrimônio da União.

Durante o evento, o presidente fez questão de destacar a importância dos catadores para a sociedade, ressaltando que eles devem ser reconhecidos como prestadores de serviços ambientais, não apenas como coletores de materiais descartáveis.

Lula também prestou homenagens a diversos ministros pela atuação na construção de políticas públicas em seu governo. O presidente também foi acompanhado de parlamentares, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da primeira-dama e de seu ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, Gilberto Carvalho.

Neste evento, Lula reforçou seu compromisso com a população em situação de vulnerabilidade e reafirmou seu apoio às demandas e necessidades dos catadores e catadoras de materiais recicláveis. A presença do ex-presidente neste evento destaca a importância dada por ele às camadas mais necessitadas da sociedade e seu engajamento na promoção de políticas públicas em prol desses grupos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo