
O Presidente Lula faz crítica sobre impostos em evento na UFSCar
O presidente fez um paralelo com os Estados Unidos, onde é 40%. “Como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para instituto, para laboratório, para fundações. Aqui no Brasil você não tem.
Lula abordou o assunto durante um evento da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) educação em Buri (SP). O local do campus foi doado pelo escritor Raduan Nassar, presente no ato.
“Uma fazenda dessa, se fosse vendida pelos herdeiros, 40% era de imposto [nos Estados Unidos]”, argumentou Lula. A fazenda de 643 hectares foi entregue em 2011 com “porteira fechada” (ou seja, todos os equipamentos inclusos) para desenvolvimento da pesquisa rural.
A construção foi inaugurada em 2014, durante o governo Dilma Rousseff (PT). Mas, como a Folha de S. Paulo mostrou em 2019, foi alvo de sucessivos cortes por parte do governo federal e não chegou nem a atender as exigências estabelecidas pelo escritor ao entregar o terreno.
Em um discurso durante um evento na UFSCar, o ex-presidente Lula fez críticas à carga tributária do Brasil, fazendo um comparativo com os Estados Unidos. Segundo ele, nos EUA os impostos chegam a 40%, o que leva muitos empresários a fazerem doações de patrimônio para instituições de ensino e pesquisa.
Lula destacou que no Brasil essa prática não é comum, criticando a falta de incentivos fiscais para esse tipo de ação. O evento aconteceu em Buri (SP) e contou com a presença do escritor Raduan Nassar, responsável pela doação do terreno onde o campus foi construído.
O ex-presidente também mencionou a doação de uma fazenda de 643 hectares para pesquisa rural, destacando que nos EUA os herdeiros poderiam pagar 40% em impostos caso vendessem o imóvel. A construção do campus universitário foi finalizada durante o governo de Dilma Rousseff, porém, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o projeto foi alvo de cortes por parte do governo federal e não atendeu completamente às exigências do doador.