Câmara dos DeputadosDestaque

Brasil se torna o segundo país do mundo a mais receber investimento externo, revela líder do governo na Câmara dos Deputados




Artigo

22/12/2023 – 09:41  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

José Guimarães: Brasil se tornou o segundo país do mundo a mais receber investimento externo

Em uma conversa com jornalistas, o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT-CE), destacou que o primeiro desafio do Executivo para o próximo ano será a regulamentação da reforma tributária. Além disso, ele afirmou que 2023 foi um ano de vitórias, com a aprovação de praticamente toda a agenda de interesse do governo, incluindo a PEC da Transição, o novo regime fiscal e a reforma tributária.

A MP 1185, que altera as regras de tributação de subvenções econômicas concedidas a empresas pelo poder público, foi uma das medidas aprovadas. José Guimarães ressaltou a importância dessa medida para pacificar o ambiente econômico em 2024, enfatizando que as subvenções são fundamentais para estimular o desenvolvimento e que a medida foi essencial para fortalecer a economia brasileira.

Os destaques do ano, de acordo com o líder, foram a votação de 178 propostas de interesse do governo Lula, incluindo a PEC da Transição, o novo regime fiscal e a reforma tributária. Segundo Guimarães, tais propostas foram cruciais para a recuperação do cenário econômico brasileiro.

Em relação à regulamentação da reforma tributária, o vice-líder do governo, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), esclareceu que acredita que será um processo simples, pois os pontos principais já foram definidos na Constituição. A expectativa é que até julho todas as medidas já estejam aprovadas.

Além disso, o líder destacou o objetivo do Executivo em aumentar o investimento público em 2024, buscando alcançar 25% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos três anos, através de obras e serviços como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida. A intenção é fortalecer a economia e impulsionar o crescimento do país.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcelo Oliveira


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo