DestaqueUOL

Operação Guardião da Prosperidade recebe inscrições de mais de 20 nações, incluindo Grécia e Austrália, para patrulhas conjuntas no Mar Vermelho




Operação Guardião da Prosperidade atrai mais de 20 nações

Operação Guardião da Prosperidade atrai mais de 20 nações

“Mais de 20 nações já se inscreveram para participar”, disse o major-general Patrick Ryder, observando as declarações da Grécia e da Austrália. “Deixaremos que outros países fiquem encarregados de falar sobre sua participação.”

Os Estados Unidos lançaram a Operação Guardião da Prosperidade há dois dias, dizendo que mais de uma dúzia de países concordaram em participar em um esforço que envolverá patrulhas conjuntas nas águas do Mar Vermelho perto do Iêmen.

Cada país contribuirá com o que puder, disse Ryder, apelidando a iniciativa de “coalizão dos dispostos”.

“Em alguns casos isso incluirá embarcações. Em outros casos, poderá incluir funcionários ou outros tipos de apoio”, disse ele em entrevista coletiva.

A crise no Mar Vermelho surgiu por conta da guerra entre Israel e o grupo islâmico palestino que governa Gaza, o Hamas. A guerra começou em 7 de outubro, quando combatentes do Hamas atravessaram a fronteira de Gaza em direção ao sul de Israel, onde as autoridades israelenses dizem que os militantes mataram cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis israelenses e estrangeiros.

O bombardeio de Israel em retaliação e a invasão de Gaza, que as autoridades israelenses afirmam ter como objetivo eliminar o Hamas, mataram quase 20 mil palestinos, segundo autoridades de saúde no enclave costeiro densamente povoado.

Fonte: o autor


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo