Agência BrasilDestaque

Ibovespa atinge novo recorde, fechando acima dos 132 mil pontos impulsionado por alta das ações da Vale e otimismo em Wall Street

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, atingiu um marco histórico nesta quinta-feira (21), fechando pela primeira vez acima de 132 mil pontos. O índice subiu 1,05%, chegando a 132.182,01 pontos, impulsionado principalmente pela valorização das ações da mineradora Vale e pelo desempenho positivo de Wall Street.

A máxima do dia do Ibovespa foi de 132.276,93 pontos, com a mínima marcando 130.822,35 pontos. Este mês, o índice tem batido recordes de máximas históricas tanto intradiárias quanto de fechamento. Uma das razões apontadas para esse desempenho é a expectativa de cortes de juros nos Estados Unidos, o que tem atraído capital estrangeiro para a bolsa brasileira.

No mercado norte-americano, os principais índices acionários apresentaram alta entre 0,9% e 1,3% nesta quinta-feira. Dados econômicos divulgados revelaram a confirmação das expectativas de redução de juros pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, no primeiro semestre do ano que vem.

No contexto nacional, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarou que a projeção de corte de 0,5 ponto percentual na taxa Selic é válida apenas para as duas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), não indicando cortes posteriores. As próximas reuniões do Copom estão marcadas para janeiro e março do ano que vem, com a seguinte prevista para maio. Atualmente, a taxa Selic está em 11,75% ao ano, após quatro reduções consecutivas de 0,5 ponto percentual.

As perspectivas do mercado financeiro para a economia brasileira e o comportamento do mercado internacional têm influenciado os movimentos do Ibovespa e dos índices acionários globais. Com informações da Reuters, este panorama indica que o cenário econômico e financeiro continuará sendo um fator determinante para o desempenho da bolsa brasileira no curto e médio prazo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo