Agência BrasilDestaque

Dificuldade em contratar profissionais especializados atinge setor de bares e restaurantes, aponta pesquisa da Abrasel.

Pesquisa indica dificuldades de contratação no setor de bares e restaurantes

Uma pesquisa realizada com 2.586 mil empresários do setor de bares e restaurantes de todo o país pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que há uma grande dificuldade em contratar profissionais mais especializados, como sushiman, pizzaiolo e churrasqueiro. Esses profissionais são os mais procurados e têm maior remuneração.

O estudo também apontou que 35% dos empresários pretendiam contratar funcionários até o fim deste ano, mas enfrentaram o problema da falta de capacitação dos profissionais disponíveis. Segundo o coordenador de conteúdo da Abrasel, José Eduardo Camargo, a maioria dos candidatos está buscando o primeiro emprego, o que geralmente requer menor qualificação.

Camargo destacou que as vagas mais disponíveis são para auxiliar de cozinha e auxiliar de atendimento, e que apesar da demanda por esses profissionais, o setor tem um perfil de treinar essas pessoas, que começam como auxiliares e depois vão crescendo dentro da empresa. Por outro lado, a dificuldade maior é achar pessoal especializado e treinado, principalmente para os cargos de chefe de cozinha, sushiman e gerente.

O presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Fernando Blower, confirmou que a dificuldade de contratação de profissionais qualificados já vinha ocorrendo no setor, mas se agravou na pandemia. Ele explicou que parte dos trabalhadores especializados mudou de ramo, de cidade e até de estado, o que resultou em uma dificuldade estrutural de formação técnica para o mercado de trabalho.

Além disso, uma questão ressaltada foi o aumento do salário médio no setor de bares e restaurantes. Camargo informou que houve um aumento de 9,9% nos últimos 12 meses, em comparação com a média salarial do Brasil, que atingiu pouco mais de 3%.

Para suprir a falta de profissionais mais qualificados, a solução é treinar os já existentes e os que entram agora no mercado. A Abrasel está conduzindo iniciativas de qualificação nos estados, em parceria com outras entidades e com a iniciativa privada.

Além disso, também foi destacado o crescimento das empresas do setor, o que se relaciona com o aumento do salário médio e a maior demanda por profissionais mais especializados. A ideia é fortalecer o empreendedorismo no setor para solucionar os problemas relacionados à falta de profissionais qualificados. Líderes do setor também reconheceram a importância de garantir o vínculo empregatício formal para os empregos gerados no setor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo