Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprova projeto que garante cirurgias reparadoras gratuitas para vítimas de escalpelamento

20/06/2024 – 11:47
Mário Agra/Câmara dos Deputados
Dr. Luiz Ovando recomendou aprovar o projeto
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 1495/19, de autoria do deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP), que garante às vítimas de escalpelamento acesso imediato e gratuito a cirurgias reparadoras e reconstrutivas, acompanhamento social e psicológico.
O escalpelamento é um acidente que envolve o arrancamento brusco do escalpo humano, podendo ocorrer, por exemplo, em acidentes com motores desprotegidos de embarcações na região amazônica. O projeto visa garantir um tratamento adequado para essas vítimas, que também podem ser afetadas por outros tipos de trauma físico, queimaduras, entre outros.
O texto do projeto determina que as cirurgias sejam realizadas imediatamente após o ingresso da vítima na unidade de saúde. Caso não seja possível a reconstrução imediata, a vítima receberá os primeiros socorros no local e será encaminhada para unidades especializadas em escalpelamento.
O relator, deputado Dr. Luiz Ovando (PP-MS), recomendou a aprovação da matéria com uma emenda que destaca a urgência no atendimento às vítimas. Ele acredita que a agilidade no tratamento é crucial para o sucesso da recuperação.
Para se tornar lei, o projeto ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser analisado e aprovado pelo Senado.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Rachel Librelon