Receita Federal libera lote residual de restituição do IRPF para 244.476 contribuintes no valor de R$ 370 milhões

Desse total, R$ 268.895.534,49 referem-se aos contribuintes que têm prioridade, sendo 4.314 idosos acima de 80 anos, 39.830 entre 60 e 79 anos, 4.945 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 8.831 cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 93.584 contribuintes que receberam prioridade pelo uso da Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Além disso, 92.972 contribuintes não prioritários também serão contemplados.
Para saber se a restituição está disponível, os contribuintes devem acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Em caso de pendências na declaração, os contribuintes podem retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita Federal disponibiliza também um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso o crédito não seja realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Em caso de não resgate no prazo estipulado, os contribuintes devem requerer a restituição pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Essa é uma ótima notícia para os contribuintes que aguardavam a restituição do Imposto de Renda e que agora poderão verificar a disponibilidade dos valores e realizar o resgate de forma simples e rápida.