
Análise da pesquisa sobre o governo de Lula
Por João Silva – Jornal Nacional
A pesquisa recente realizada pela Quaest, mostrou que 45% dos entrevistados acreditam que o país está indo na direção certa, um aumento em comparação com os 43% que pensavam assim em outubro. Por outro lado, 43% acham que o país está no caminho errado, ante os 49% na pesquisa anterior. O percentual dos que não souberam ou não responderam é de 12%, incrivelmente maior do que o registrado anteriormente, que foi de 8%.
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, comentou que a pesquisa revela a divisão do país em relação ao governo de Lula, afirmando que o presidente chega ao final do primeiro ano de seu terceiro mandato com opiniões divergentes.
Segundo Nunes, “Se ao longo do primeiro semestre, Lula havia conseguido adentrar no eleitorado de Bolsonaro — chegando a ter 25% de aprovação (neste grupo) –, o presidente termina o ano com o seu eleitorado consolidado — aprovação de 90% (entre seus eleitores) –, mas sem conseguir avançar sobre o eleitorado do ex-presidente”. O diretor ainda completou suas observações na rede social X, anteriormente conhecido como Twitter.
Além disso, 58% dos entrevistados pela Quaest acreditam que o governo de Lula contribuiu para a divisão do país, enquanto 35% avaliam que ajudou a unir, e 8% não souberam ou não responderam.
No que diz respeito à economia, 34% acreditam que houve melhora nos últimos 12 meses, ante os 33% que pensavam assim em outubro. Por outro lado, 31% entendem que a situação econômica piorou, contra 32%, e 33% consideram que ficou do mesmo jeito, mesmo percentual da pesquisa anterior. Os que não souberam ou não responderam mantiveram-se em 2%.
Olhando para frente, 55% acreditam que a economia vai melhorar nos próximos 12 meses, contra 50% que tinham essa crença em outubro, enquanto 25% entendem que vai piorar, contra 28%, e 16% que ficará do mesmo jeito, ante 18%. Os que não souberam ou não responderam somam 3%, ante 4%.