Agência BrasilDestaque

Obmep divulga resultados da 18ª edição com distribuição recorde de medalhas e menções honrosas aos estudantes premiados.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou nesta quarta-feira (20) o resultado da 18º edição. Neste ano, os estudantes premiados vão receber um total de 8,4 mil medalhas, sendo 650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes, além de 51 mil menções honrosas. Esse grande feito foi possível graças ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), entidade que promove a competição.

A Obmep premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobraram o número de premiações das instituições privadas. O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, ressaltou a importância desse feito e como ele é especial, destacando a criação das premiações estaduais. No total, serão distribuídas cerca de 20,5 mil medalhas estaduais.

Mas não são apenas os alunos que receberão reconhecimento. Professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão agraciados. As cerimônias de premiação da 18ª Obmep estão previstas para o próximo ano.

Neste ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio, sendo a maior competição científica do país. Foram alcançados 99,78% dos municípios brasileiros, evidenciando a abrangência e alcance da Obmep.

Um dos destaques da competição é o estudante Kevin Neves Ramos Badaro, 14 anos, que obteve uma medalha de ouro no evento. Sobre seu desempenho, ele destacou sua felicidade e o incentivo para continuar participando e sempre dando o seu melhor. Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), com aulas avançadas para seu desenvolvimento acadêmico.

Uma novidade deste ano é que medalhistas do nível 3 (ensino médio) na Obmep e em outras quatro olimpíadas de conhecimento poderão concorrer a uma vaga no Impa Tech, primeiro curso de graduação do instituto. As inscrições para o bacharelado em matemática da tecnologia e inovação já estão abertas e o curso será uma qualificação de excelência para os estudantes entrarem de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação.

A Obmep é uma importante iniciativa da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação. O objetivo principal é estimular o estudo da matemática entre os estudantes brasileiros, identificando jovens talentos e contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo