DestaqueSenado Federal

Senador Chico Rodrigues faz apelo ao governo por medidas urgentes para mitigar crise climática no Brasil.




Pronunciamento do Senador Chico Rodrigues sobre a crise climática

Pronunciamento do Senador Chico Rodrigues sobre a crise climática

No Plenário do Senado nesta terça-feira (19), o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) chamou a atenção para a crise climática em curso, que está impactando o Brasil de forma significativa. O parlamentar ressaltou que, enquanto o Sul do país tem enfrentado chuvas intensas e ciclones extratropicais, a região Norte está sofrendo com uma seca histórica desencadeada pelo fenômeno El Niño.

Rodrigues fez um apelo ao governo federal para que adote medidas que possam minimizar os impactos das condições climáticas. Ele destacou que a situação tem afetado a economia, gerando preocupações para agricultores, empresários e a população mais vulnerável.

Ele enfatizou a necessidade de atuação firme do poder público para reduzir os efeitos do El Niño na Região Norte do Brasil, alertando para a possibilidade de uma crise humanitária, econômica e ambiental, especialmente considerando que os impactos podem perdurar até abril do próximo ano.

O senador também alertou para as consequências na geração de energia nas hidrelétricas amazônicas, com as usinas operando muito abaixo da capacidade normal. Ele ressaltou a importância do transporte fluvial para o envio de produtos fabricados na Zona Franca de Manaus e apontou o risco de escassez de estoques, o que poderia afetar regiões no Nordeste e no Centro-Sul do país, além de colocar em risco o abastecimento das populações ribeirinhas.

Rodrigues destacou: “Toda a produção nacional de ar-condicionado, de televisores, de lavadoras de roupa e micro-ondas ocorre em Manaus […]. Da mesma forma, o abastecimento de muitas populações ribeirinhas e de comunidades indígenas está ameaçado. Muitos dos itens de subsistência dessa população só chegam a esses locais por meio fluvial. No Amazonas, as pessoas atingidas pela seca enfrentam dificuldades que variam desde conseguir comida e água potável até o acesso a serviços básicos como saúde, transporte e educação.”

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo